IRIN PlusNews Serviço de informação e de notícias do HIV/SIDA | Àcerca do PlusNews
Segunda-feira 20 Novembro 2006
Página inicial Acerca do PlusNews Perfis dos países Notícias Breves Reportagens Especiais Subscrição Arquivo IRINnews
 

Regiões

África
África Oriental
Grandes Lagos
Corno de África
África Austral
África Ocidental
Compacto Semanal

Características

Subscrição de Correio Electrónico

Acerca do PlusNews

O PlusNews é um serviço de informação do HIV/SIDA de correio electrónico (email) e com base na Internet para a África sub-saariana, dirigido pela Rede de Informação Regional Integrada (IRIN), o serviço de notícias do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (GCAH).

O PlusNews formou-se em 2001 para melhorar a cobertura do HIV e da SIDA; fortalecer a advocacia dos media; encorajar a partilha das pesquisas e das melhores prácticas; destacar as respostas governamentais, da sociedade civil e das organizações internacionais, e dar voz aos infectados e afectados.

O PlusNews é uma das maiores fontes originais sobre o HIV/SIDA em África. Numa pesquisa de subscritores em Junho de 2004, 83 por cento das respostas distinguiram o PlusNews como "excelente e indispensável" ou como "bom e muito utíl". Oitenta por cento disse que o PlusNews fornece informação "não disponíbilizada por outras agências ou serviços de notícias".

Da sua sede em Joanesburgo, África do Sul, o PlusNews fornece um serviço de informação compreensivo e profissional sobre actividades da sociedade civil, dos governos e dos doadores, dados epidemiológicos, análises de peritos, e o contexto da crise humanitária, política, económica, e cultural do HIV/SIDA.

Serviços Noticiossos em Francês, Inglês e Português: O serviço Francês, com base em Dakar, no Senegal, cobre 25 países da África Central e Ocidental - uma sub-região geralmente marginalizada em termos de qualidade de informação sobre HIV/SIDA. O serviço em Inglês cobre paises da África Austral e do Leste, e o serviço em Português cobre os cinco países lusofonos africanos. Cada serviço emprega um editor e utiliza um conjunto de jornalistas locais freelancers, combinado com missões dos repórters da IRIN, para fornecer um serviço único onde se misturam notícias, reportagens e análises aprofundadas. Estes artigos estão disponíveis através do e-mail para subscritores directos e no website: www.plusnews.org.

Notícias Breves: O PlusNews desenvolveu um serviço de notícias de "rasgue-e-leia" para locutores de rádio, o qual está disponível através de e-mail, do website do PlusNews, do serviço de rádio da agência global de notícias Inter Press Service, e é distribuido pela IRIN para as estações de rádio comunitárias na África do Sul.

Perfil do País: Anotação de contactos para departamentos governamentais, programas nacionais, ONG's e organizações de pessoas que vivem com SIDA, assim como indicadores socio-económicos e os últimos dados epidemiológicos.

O Mapa do Tratamento: Um grafico de país-em-país sobre o desenvolvimento da terapia anti-retroviral na África do sub-Sahara, detalhando o número de pessoas em tratamento, objectivos para 2006, capitais desenbolsados e os regimes nacionais de drogas.

O Diário de Hayden: Um jornal semanário pelo jornalista Hayden Horner, do PlusNews, sobre como ser-se jovem, Sul Africano e seropositivo.

Notícias Sumariadas: Um boletim electrónico semanal que incluí sumários de artigos produzidos durante a semana anterior, conferências a chegar, novos estudos e oportunidades de emprego.

REPORTAGENS ESPECIAIS

ANGOLA: ONGs exigem a descentralização do tratamento antiretroviral
MOÇAMBIQUE: Monaso preocupada com a qualidade de projectos em Nampula
NAMÍBIA: Tratamento antiretroviral gratuito para refugiados
ÁFRICA AUSTRAL: Cruz Vermelha lança novo plano estratégico para a região
ÁFRICA: As vozes das mulheres seropositivas da África Lusófona

LIGAÇÕES

· Agência de Notícias da Aids
· Onusida
· Fundo Global das Nações Unidas contra HIV/SIDA, TB e Malária
· Programa Nacional DST/AIDS Brasil
· AIDSPortugal


A PlusNews não assume a responsibilidade da informação dada nas ligações.


[Retroceder] [Página inicial]

Clique para enviar qualquer feedback, comentário ou pergunta sobre o Website da PlusNews ou envie o seu Email (Correio Electrónico) para o Webmaster

Marca Registada © IRIN 2006
O material contido no www.PlusNews.org chegará até vós via IRIN, um serviço de informação e de notícias humanitárias das NU, mas não reflecte necessáriamente o ponto de vista das Nações Unidas ou das suas agências. Todo o material da PlusNews pode ser reenviado ou re-imprimido isento de custos; refira-se à página dos direitos de autor da IRIN para condições de utilização. A IRIN é um projecto do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários.